segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MELANCOLIA

Com direção do genial Lars Von Trier, Melancolia é uma profunda reflexão sobre o ser, estar, viver... O filme nos faz refletir sobre o inevitável, a morte, mais do que isso, nos faz refletir sobre o que realmente temos e o que realmente devemos valorizar. O amor! Qual seria sua reação se soubesse que o fim do mundo e que o seu fim se aproxima? A que você se apegaria? O filme nos faz refletir sobre esses e outros questionamentos.

Atuações memoráveis, com destaque para a bela Kirsten Dunst, que aqui mostra a que venho e faz bonito, sua brilhante e sútil interpretação de Justine, já lhe rendeu o Prêmio de Melhor Atriz no conceituado Festival de Cannes e creio que inevitavelmente ela será indicada pela Academia. A trilha sonora é outro ponto forte do longa, está impecável, tem desde "She" ao som de saxofone a "Stranger In The Night" ao som de piano, momentos sublimes.

O filme é dividido em duas partes, na primeira, o longa se concentra na história de Justine (Kirsten Dunst), que inicialmente é apresentada como uma moça alegre e feliz com seu futuro marido, o que não se confirma no decorrer da história, aos poucos vamos conhecendo uma outra Justine, triste, um tanto quanto infeliz com o rumo que sua vida está tomando, suas dúvidas e questionamentos vão se tornando evidentes. Nessa primeira parte do longa, a recepção do casamento de Justine serve como pano de fundo para o desenrolar dos acontecimentos, feita na mansão de sua irmã Claire (Charlotte Gainsbourg), que a princípio se mostra a irmã sensata, que tem o controle de suas emoções.

Já a segunda parte se concentra em Claire (Charlotte Gainsbourg), que vem a ser a filha de Serge Gainsbourg (que já foi tema de um dos meus posts) e da atriz Jane Birkin. Ainda não tinha visto nenhum trabalho dessa excelente atriz e confesso que fiquei impressionado e depois de uma googleada, fiquei sabendo que, além de atuar, Charlotte também canta e encanta (tema para um próximo post). A imagem da sensatez e da lúcidez que conhecemos na primeira parte, aos poucos vai cedendo lugar ao medo e a insegurança quanto ao futuro, quanto a sua vida aparentemente perfeita, onde seu filho irá viver, seu destino e dos que ama. A iminente chegada do planeta azul (Melancolia) que irá se chocar com a terra altera a dinâmica entre as irmãs, Claire, claramente se vê perdida, enquanto Justine, parece encontrar a redenção.

Não é um filme leve, com tomadas bem próximas, faz com que você se sinta parte da história, sentindo de perto cada acontecimento, cada respirar dos personagens. Há uma necessidade de filtrar sensações, emoções.
Com cenas lindas e poéticas, "Melancolia" é uma profunda reflexão sobre a alma humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário